Múltipla Escolha, de Alejandro Zambra

zambra1

O livro “Múltipla Escolha”, de Alejandro Zambra, acabou com o equilíbrio da minha terça-feira de Carnaval. Passei boa parte do feriado em casa, sem festa, sem nada. Abri o Kindle Unlimited e encontrei essa obra que foi recomendação da minha professora no curso de escrita. Afetou meu descanso e ferveu a minha cabeça. É ótimo quando os livros fazem isso, não?

A recomendação surgiu como exemplo de arquitextualidade na minha aula de escrita. O livro inteiro é escrito em formato de prova de vestibular, como uma forma de criticar os modelos de prova aplicados no Chile durante o regime de Pinochet e suas sequelas no país.

— A arquitextualidade se refere ao estatuto a que pertence o texto. Estamos falando de um romance, de poema, de ensaio, de receita, de uma bula…

A primeira parte do livro apresenta exercícios de múltipla escolha. Na segunda, atividades sobre ordem e lógica textual e, na terceira, interpretação de texto. Passeamos pelas questões enquanto vislumbramos retratos de um país conservador e de um sistema educacional despreocupado com a formação crítica de seus estudantes.

zambra2

Não existem respostas certas nem erradas. De fato, em alguns momentos, o certo pode ser aquilo que mais combina com você se realmente fizer questão de escolher alguma alternativa.

Não é uma boa leitura noturna se você tem a intenção de acordar cedo. Mas se fizer isso, talvez precise conversar um pouco sobre o livro com alguém e tomar um chá¹ (é o que eu fiz). Aí pode ser que você durma sem muitos problemas. Do contrário, prefira ler durante o dia com calma. Vá ruminando as camadas. Quando passar, o conteúdo vai se sedimentar e tudo ficará bem de novo. Quem sabe, até dê pra viver sem muita revolta ao ver nas nossas ruas uma pitada de verossimilhança com aquilo que se conta na obra.

Tempo de leitura: algumas horas após o jantar ou uma semana entre vários pequenos lanches.

¹No caso de leitura noturna, clique aqui para dicas de chás para combater a insônia e dormir melhor.

3 comentários em “Múltipla Escolha, de Alejandro Zambra

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s